Não quero nesta reflexão recorrer aos aspectos que acenam ao acesso dos dos alunos - e mesmo das escolas - às mesmas. Vamos supor que, dadas as limitações e dificuldades de ordens variadas, as escolas têm possibilitado o acesso dos alunos às tecnologias. Este acesso vem mediado pelo professor, que em detrimento, ou não, da sua formação, iniciativa e criatividade, irá desencadear o processo. É sobre este que pretendo refletir.
O entendimento que se tem sobre o tema, se´ra fator essencial para que, na escola, osalunos tenham contato significativo com essa ferramenta. Uma escola com uma sala informatizada, sóterá sentido e significado se for usada adequadamente... Será uma questão de metodologia ou tecnologia?
Segundo Demo (2008) a escola está distante dos desafios do século XXI. Não somente no vídeo anteriormente postado, mas nas situações reais do cotidiano escolar, constata-se que a prioridade das escolas ainda está focada no ato de ler e escrever...de forma tradicional. Não raras vezes, estamos ainda centrados em metodologias tradicionais, que enfocam a aprendizagem da leitura e escrita com vistas a garantir bons indices em programas avaliativos. Se as cobranças sobre estes índices não fossem tão constantes, nem tampouco os seus resultados, talvez a primazia do trabalho docente estaria focado com maior leveza nas situações de aprendizagem que contextualizam o conhecimento embasado nas vivências cotidianas dos alunos.
Bernardo Toro ao escrever sobre as capacidades e competências essenciais à convivência no século XXI, enfatiza a necessidade de o professor formar os alunos para agirem de forma cidadã no contexto social e global, para além do processo de leitura e escrita somente.
Nélia
ResponderExcluirObservando seu blog, lendo seus relatos e registros fotográficos sobre as atividades realizadas com os alunos, percebe-se a evolução do trabalho e o envolvimento não só dos alunos, mas também da mestra que ensina e aprende. Parabéns!